(Dilma com o presidente americano, Barak Obama, em NY)

O encontro, que está acontecendo no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, é a ação final de um ano de negociações, comandadas por Estados Unidos e Brasil depois de um convite do presidente Barack Obama ao governo brasileiro, durante a Assembleia Geral da ONU do ano passado.
O documento, que é de adesão voluntária, tem quatro pontos principais:
Aumentar a informação disponível sobre as atividades do governo em todos os níveis; apoiar a participação da sociedade civil nas decisões; ter os padrões mais elevados de integridade profissional nas administrações públicos – e nesse ponto entram as “robustas políticas anticorrupção” – e aumentar o uso de tecnologias para melhorar o acesso público à informação.
Obama convidou o governo brasileiro a participar da iniciativa no ano passado. Apesar de ter aceito e ter aderido voluntariamente, o Brasil ainda peca no acesso à informação. Entre outros problemas, o Congresso Nacional ainda não conseguiu aprovar a lei de acesso à informação, que pretende justamente ampliar o acesso público a números do governo, hoje praticamente restrito a parlamentares.
" Dilma e Obama lado a lado para assinar acordo anticorrupção, mas será que os politicos aqui do Brasil irão aceitar? A presidente está fazendo a parte dela, mostar ao mundo que o Brasil é um país capaz e responsável. Além de que houve esse mesmo convite do presidente americano ano passado, mas 'o presidente do Brasil' não pode comparecer; porque será?
Nenhum comentário:
Postar um comentário